31 maio 2010

Contratualização dos Cuidados de Saúde Primários - Parte de Um Caminho a Percorrer

193 páginas à La Magno.

Introdução

(…)

Assim, tendo como pano de fundo o trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos no DC-CSP e tendo a vivência de seis meses como estagiário co-responsável pela obtenção de dados para posterior filtragem qualitativa dos indicadores que regem a Contratualização e o Acompanhamento destas Unidades, para além de um vislumbre do futuro próximo no que concerne ao processo evolutivo das mesmas, todos os caminhos apontam para que este tema possa ser cuidado com seriedade e ponderação, não só a nível argumentativo técnico-factual, como a nível crítico de percepção avaliativa pessoal.

A análise subjectiva dos dados será uma realidade particular deste relatório e um desafio à idoneidade, à transparência, à capacidade avaliativa, à percepção da realidade, à integridade e ao intelecto do autor, pois não se tratará aqui uma simples exposição genérica do tema, seguida de pontos positivos e negativos, mas também uma análise situacional desta politica pública e consequente proposta de caminhos a possivelmente adoptar (na parte final do Relatório).

Pois não será este o grande ensinamento académico que podemos levar de um curso de ciências sociais e de uma experiência profissional na função pública – A capacidade de estudar, analisar e avaliar qualitativamente algo sem recorrer à simples crítica ou ao pomposo elogio, optando pelo árduo caminho de continuamente apontar novas soluções construtivas, viáveis e criativas para um cada vez melhor funcionamento das politicas e das instituições que ditam o grau de desenvolvimento de um país?

(…)

É este o objectivo final, é esta a proposta que será desenvolvida nas próximas páginas. Ditará a capacidade de exposição do autor e a avaliação dos leitores se tal objectivo foi atingido.

“SÓ HÁ DUAS FORMAS DE GOVERNO: O QUE TEM POR OBJECTIVO O BEM DA COMUNIDADE E O QUE VISA SOMENTE A VANTAGEM PARA OS GOVERNANTES.” ARISTÓTELES

Sem comentários: